segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Thalía - Biografia


Ariadna Thalía Sodi Miranda, conhecida como Thalía, (Cidade do México, 26 de Agosto de 1971) é uma atriz, cantora, empresária, produtora de álbuns e compositora mexicana.

Quinta filha do casal Ernesto Sodi Pallares (advogado criminalista mexicano, foi ainda um importante cientista e perito forense) e Yolanda Miranda (mexicana de origem francesa), Thalía tornou-se ícone latino, com a venda de álbuns que ultrapassa a marca de 20 milhões de cópias. No total, foram onze discos lançados, sendo o mais recente denominado Lunada. Além disso, gravou diversas novelas pela rede de TV mexicana Televisa. Dentre as mais conhecidas pelo público brasileiro, estão as tramas de "Maria Mercedes", "Marimar", "Maria do Bairro" e "Rosalinda".

No âmbito cinematográfico, Thalía participou do longa "Mambo Café" e "Anastasia". No lado empresária, é sócia da rede K-Mart nos Estados Unidos, responsável por distribuir sua linha de roupas. Também possui a "Dulcería de Thalía", linha de chocolates e doces em parceria com a Hershey's.

Thalía mostrou-se mais do que uma popstar. É considerada como uma importante cantora do pop latino e da indústria cultural, dentro do grupo de latinos mais bem-sucedidos do cenário americano e mundial.

Com as vendagens de Thalía ela ultrapassa uma marca de 42 milhões de discos vendidos. Começou a carreira de cantora nos anos 1980 com o grupo "Pac Man", mais tarde denominado "Din Din". Anos depois se uniu à banda juvenil "Timbiriche".

Contando com o apoio de Alfredo Diaz Ordaz, Thalía decide iniciar carreira solo, abandonando o grupo "Timbiriche". Foi assim que em 1990 lança seu primeiro disco titulado "Thalía", o qual contou com músicas como "Saliva", "Pienso en ti" e "El baile de los perros y de los gatos". Após seu álbum inicial, trouxe ao mercado: "Mundo de Cristal", "Love", "En Éxtasis", "Nandito Ako" (para as Filipinas), "Amor a La Mexicana", "Arrasando", mais 2 discos homônimos em 2002 e 2003, "Greatest Hits", "El Sexto Sentido" e "Lunada" o mais recente lançado pela cantora.

Thalía participou desde os 14 anos em várias novelas ("La Pobre Señorita Limantour", "Luz y Sombra" e co-protagonizou a novela "Meus 15 anos", conhecida como Quinceañera). Anos depois, o canal mexicano Televisa ofereceu a ela a oportunidade de estrelar a "Trilogia das Marias", com a qual ficou conhecida no Brasil: "Maria Mercedes", "Marimar", "Maria do Bairro". Em 1999 foi a vez de "Rosalinda", sua última novela desde então. Suas novelas foram vistas, segundo pesquisa da Televisa, por inacreditáveis mais de 1 bilhão de pessoas por todo o mundo. No Brasil, por exemplo, Maria do Bairro está na 4ª exibição, sempre obtendo considerável audiência, conseguindo até o primeiro lugar no Ibope. A cantora tem mantido seu nome e imagem veiculados a vários produtos, como roupas, relógios, perfumes, óculos, chocolates, livro de beleza e a atual rádio Conexión Thalia.

Nenhum comentário: