quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Hilary Duff - Biografia


Hilary Erhard Duff (Houston, 28 de Setembro de 1987) é uma atriz e cantora pop estadunidense. Depois de ficar mudialmente famosa ao intepretar a protagonista do seriado Lizzie McGuire, da Disney Channel, a cantora passou a ter uma carreira cinematográfica. Seus filmes de maior sucesso são Cheaper by the Dozen (2003), The Lizzie McGuire Movie (2003), e A Cinderella Story (2004). Atualmente Hilary Duff possui uma marca de roupas Stuff by Hilary Duff e um perfume With Love... Hilary Duff[1]. Seus próximos filmes são Foodfight!, Greta, Safety Glass e Stay Cool.
Hilary nasceu em Houston, Texas, no dia 28 de setembro de 1987.[2]. Ela era a segunda filha de Robert Erhard Duff, dono de uma cadeia de lojas de conveniência, e Susan Colleen (nee Cobb), uma dona de casa. Hilary tem uma irmã mais velha chamada Haylie Duff que também é uma atriz e cantora. Depois que sua mãe incentivou Hilary para seguir os passos da irmã mais velha Haylie, as duas meninas ganharam personagens em várias produções de teatro locais. Quando Haylie tinha oito e Hilary tinha seis, as irmãs Duff participaram do espetáculo de Balé O quebra-nozes em Collombo Ballet [3] em San Antonio. Depois disso as irmãs ficaram mais entusiasmadas com a idéia de agirem professionalmente e eventualmente. E se mudaram para a Califórnia com a mãe delas. Enquanto Bob Erhard (Pai) ficou na casa familiar em Houston, para cuidar de seus negócios.[4]. Depois de vários anos de audições e reuniões, as irmãs Duff foram lançadas em vários comerciais de televisão[5]. Dos 10 anos em diante, Hilary estudou somente em casa, tendo os pais como professores [6]. Atualmente, faz curso à distância na Universidade de Harvard [7]. Ela tem uma fortuna avaliada em 8,2 milhões de euros, sendo assim a 7ª jovem - de até 25 anos - mais rica do mundo [8].

O começo da carreira de Duff, foi marcada por papéis menores, a começar pela minissérie, em 1997. Ela também atuou no drama escrito e diretor Willard Carroll, Playing by Heart em 1998. Seu primeiro grande trabalho foi em Casper Meets Wendy, uma sequência de Casper, onde Duff vive a jovem bruxinha Wendy, que encontra o personagem Casper. O filme foi lançado para a não entusiasmada opiniões[9].

Em 1999, Duff fez um papel de apoio no filme para televisão The Soul Collector, que foi baseado em um romance Kathleen Kane e estrelou Bruce Greenwood e Melissa Gilbert. Duff ganhou o Young Artist Award para Melhor Performance em um filme de televisão por seu papel no filme[10].

Depois chegou a fazer o piloto para a série Daddio, mas acabou foi substituída por duas outras crianças. Foi o primeiro abalo na sua recente carreira[11].

Duff foi retirada de Daddio, antes de começar a atuar, o que faz a sua relutância em prosseguir a sua carreira atuando mais[12]. Todavia, o seu gerente e impulsionou a sua mãe, e uma semana mais tarde, Duff de forma bem sucedida passou série de televisão, Lizzie McGuire. Na série Duff interpretou a personagem título, uma garota de treze anos que atravessa o turbulento mundo da adolescência. Na série também participam Lalaine, Adam Lamberg, Jake Thomas, Clayton Snyder, Ashlie Brillault, Robert Carradine, e Hallie Todd. O primeiro episódio da série foi transmitido pela Disney Channel no dia 12 de janeiro de 2001, conseguindo 2,3 de milhões de telespectadores por episódio[13]. A sua participação conduziua ela se tornar muito popularentre as crianças entre sete e catorze anos[14]. Em 2003, foi lançado a versão para o cinema da série, The Lizzie McGuire Movie, onde Lizzie e seus amigos vão a Roma, e Lizzie é confundida com uma famosa cantora local. A série foi encerrada em 2004.

Durante Lizzie McGuire, Duff estrelou o filme para televisão Cadet Kelly (2002), com Christy Carlson Romano e Gary Cole. Ela faz o papel de uma jovem estudante que vai estudar numa escola militar.

Hilary também fez participações nas séries Chicago Hope (2000), George Lopez (2003 e 2005), American Dreams (2003), Frasier (2004) e Joan of Arcadia (2005). Durante a Most Wanted Tour, na passagem pelo México, ela fez uma participação na telenovela Rebelde. Ela também participou do documentário The Andy Milonakis Show[15] (2007).

Em 2007, a MTV lançou o documentário Hilary Duff: This Is Now, que foi dividido em 2 episódios. O documentário segue a cantora pela sua turnê promocional de seu álbum Dignity na Espanha, e mostra sua primeira performance do single With Love pela Europa[16].

Hilary é porta-voz da organização Kids with a Cause [17], que ajuda crianças pobres, doentes ou vítimas de abuso [18], e para a Harvest USA, que ajuda pessoas pobres com fome[19].

Após o sucesso como atriz, Hilary reolveu dedicar-se a música, e já no meio artístico começou a fazer aulas de canto para não desafinar[30]. Em 2002, Duff gravou "I Can't Wait", uma cover de Brooke McClymont para trilha sonora de Lizzie McGuire, e "The Tiki Tiki Tiki Room", para primeira coletânea do Disney Mania. Seu primeiro álbum foi Santa Claus Lane (2002), uma coleção de música natalinas, que inclui duetos com Lil' Romeo, Christina Milian e sua irmã Haylie. Acompanhado pela Disney Channel, o único single foi "Tell Me a Story (About the Night Before)", que chegou a metade inferior da U.S. Billboard 200 album chart, conseguindo o certificado de ouro[31]. A faixa Santa Claus Lane foi incluída na trilha-sonora The Santa Clause 2, e outra música, "What Christmas Should Be", foi usada no filme Cheaper by the Dozen. Duff cantou várias músicas no ano de 2003, para trilha sonora do filme The Lizzie McGuire Movie, entre elas "I Can't Wait" e "Why Not", que atingiu a posição 14 na Austrália[32]. A trilha sonora do filme The Lizzie McGuire Movie, alcançou o certificado de platina em 2003[33].

Nenhum comentário: