quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Spice Girls - Biografia


As Spice Girls são uma banda pop britânica criada originalmente em 1995.

Formada por Geri Halliwell, Emma Bunton, Victoria Beckham, Melanie Brown e Melanie C, o grupo tornou-se conhecida em 1996 com o primeiro single, Wannabe.

Em apenas três álbuns gravados: Spice, Spiceworld e Forever o grupo vendeu mais de 50 milhões de discos, tornando-se uma das bandas mais famosas mundialmente e recordistas de vendas de uma banda feminina.

Após a saída de Geri Halliwell do grupo, em 1998, as Spice Girls passaram algumas conturbações, retornando apenas em 2000 com o terceiro álbum, Forever. Em 2002 o grupo dissolveu-se definitivamente, seguindo, cada integrante, sua própria carreira músical distinta.

Separadas desde então, as Spice Girls, voltaram a se reunir em sua formação original em 2007, para gravar um Greatest Hits, com algumas faixas inéditas, e realizar uma turnê mundial com seus maiores sucessos, finalizando por vez o grupo em 2008. As Spice Girls consagraram grandes sucessos como Say You'll Be There, 2 Become 1, Holler, Spice Up Your Life e o mais famoso deles, Wannabe.

Em 1993, a revista britânica “The Stage” trazia um anúncio que iria promover a formação de um grupo pop feminino. A idéia foi do empresário Bob Herbert em parceria com outros produtores que reuniu centenas de garotas que passaram por processos de seleção rigorosos em canto, dança e desempenho.

Quer ser estrela? Tem entre 18-23 anos e sabe cantar e dançar? Você é dinâmica, extrovertida, ambiciosa e esforçada? A Heart Management está montando um espetáculo pop com coreografia, canto e dança, formado apenas por garotas, para a gravação de um espetáculo. Testes abertos, trabalhos de dança, Rua Balderton, 16, sexta-feira 4 de março.
Anuncio da revista The Stage

Cinco garotas foram selecionadas: Geri Halliwell, Melanie Brown, Victoria Adams, Michelle Stephenson e Melanie Chisholm, que teve sua oportunidade após a desistencia de Lianne Morgan em uma das etapas, formando assim o grupo Touch. A primeira música escrita pelas garotas, We’re Gonna Make it Happen, foi descartada por não agradar os produtores, que consideraram a letra não convencional e a coreografia, criada por Melanie B, muito complexa.

Em 1994 Michelle Stephenson deixou o grupo, não por sua mãe estar doente como cogiava-se, mas o produtores Chic, Bob e Chris, pressionaram a cantora a deixar o grupo devido à ela não ter potencia vocal suficiente para acompanhar as outras garotas.

A professora de música Pepi Lemer foi convocada para encontar uma quinta integrante que pudesse acrescentar ao grupo. Sugerida pela amiga Victoria Adams e ex-aluna de Pepi por 6 anos na Sylvia Young school, Emma Bunton aceitou o convite para fazer parte do grupo. Diferente das outras garotas, Emma era uma garota reservada que nunca havia dormido fora de casa, além de ser a mais nova do grupo.

No final de 1994, à ponto de assinar o contrato com os produtores, as cinco garotas mostraram-se descontentes com a pressão de trabalhar com a fraca canção Take Me Away e com as imposições absurdas dos Herberts, decidindo assim abandonar o hotel onde viviam, deixando apenas um bilhete que dizia "Obrigada por tudo o que têm feito, mas estamos em desacordo com o novo contrato". Mudando-se para Maidenhead, subúrbio de Londres, as cinco cantoras escreveram 35 músicas próprias e criaram suas coreografias. Interessadas em encontrar um produtor acessível, Geri Halliwell, Victoria Adams e Melanie C foram alertadas nas gravadoras, onde deixaram um demo do grupo, à fazerem dietas e ginástica para controlar seu peso.

Em uma sessão de ginástica em 1995, Geri e Melanie C chegaram à conclusão de que "Spice" seria um bom novo nome para o grupo. Porém como já existia um rapper com este nome, elas adicionaram o "Girls", fazendo assim o antigo grupo Touch chamar-se agora Spice Girls.

O maior desafio agora era provar que havia espaço no showbizz para coisas novas, como uma banda feminina. Porém sem empresários, as cinco garotas precisaram ser suas próprias gerentes de marketing e assessoras de imprensa, procurando fazer contatos no mundo da música.

Em maio de 1995, depois de terem suas músicas rejeitadas por várias gravadoras e em busca de um empresário acessível, as Spice Girls conseguem que um disco demo com suas gravações chegasse às mãos de Simon Fuller. Após isso, as garotas invadiram o escritório do empresário dizendo que ele era o homem certo para transformá-las em estrelas. O empresário apostando no talento das Spice Girls aceita uma parceria, diferente do esquema adotado por Bob e Chris Herbert. No final de 1995, as Spice Girls assinam seu primeiro contato com a gravadora Virgin Records, que estava à procura de apostar em novos artistas. A primeira música escrita e apresentada pelas Spice Girls aos investidores foi Love Thing. A faixa seria lançada como primeiro single, porém o grupo preferiu trabalhar com a nova canção que haviam escrito, Wannabe.

Nenhum comentário: